sexta-feira, 25 de junho de 2010

É natural o medo…






Faz parte da vida ter presente o medo na hora de tomar decisões nos momentos mais cruciais e significativos da nossa vida, na definição do nosso futuro - profissional, no amor, na amizade. Mas nos dias de hoje um medo de efeitos muito mais devastadores invadiu as nossas vidas, que é o medo de ter medo, criando uma pressão na qual a maior parte das pessoas não conseguem resistir, levando-as a optarem sempre pelo caminho mais fácil, se por um lado dá-nos a possibilidade de termos uma vida sem sobressaltos que advém do facto de correr menos riscos na hora de decidir, por outro lado a nossa vida torna-se monótona sem qualquer tipo de aventura, sem adrenalina e sem saber o que é a sensação de termos o nosso coração a pulsar intensamente sem saber bem o porquê…
Todas as pessoas sem excepção querem ser felizes, mas em certos momentos das nossas vidas somos confrontados com o pensamento: o que eu quero, felicidade ou segurança? . A felicidade implica entregar-se e preocupar-se com os outros, a dividir sensações, projectos, planos… causando-te inseguranças por envolver pessoas que amas e isso é assustador.
A segurança é-nos dada unicamente pela racionalidade, onde tudo o que se faz tem como objectivo primordial proporcionar uma estabilidade material e emocional. As emoções existem na mesma, mas são rotineiras e bastante previsíveis e nada acontece por acaso, tudo é controlado ao mínimo detalhe. A espontaneidade perde-se e as pessoas tornam-se quase que máquinas programadas para executar determinadas tarefas e até sabem quando devem sorrir.
Isso é viver de facto? Ou foi apenas uma passagem desbotada pela vida?

1 comentário:

  1. O medo é natural e necessário, sem esse sentimento os homens primitivos não teriam sobrevivido e não teríamos chegado até aqui. No entanto, fazer escolhas é necessário para as mudanças que se processam na nossa vida, ela própria com sua natureza mutante nos exige posturas, nos lança desafios, todavia, somente a escolha é que nos permite ter a sensação de autonomia diante dos resultados, frutos do que decidimos, ainda digo que só as escolhas nos acenam a verdadeira liberdade, essa que é endógena.
    E acredito muito na sua sensatez, e arrisco dizer que sempre escolherás o melhor. Sem medo de ser feliz!!

    Beijinho e ótimo final de semana!

    ResponderEliminar